Minha reclamação à CP em 2010

26-02-2015 16:37

Minha reclamação à CP em 2010

Resposta enviada por mim à CP após receber um email deles, sobre uma reclamação, anteriormente apresentada, onde eu dizia que o comboio tinha partido com 1 minuto de antecedência.

Caros senhores

Acuso a recepção do vosso email onde referem que na data mencionada na minha reclamação partiram com 1 minuto de atraso. Muito me espantaria se, na mesma, dissessem que tinham partido 1 minuto antes da hora, mas também muito me espanta que refiram que partiram com 1 minuto de atraso. Atraso em relação a quê? Ao relógio da estação ou do sr. maquinista? A CP acerta o seu relógio pelo Big Ben londrino ou por alguma estação de rádio? A subjectividade daquilo a que se chama um relógio acertado deixa-me perplexo em relação àquilo a que se poderá chamar de hora-padrão.

Acontece que referem também que não se terão apercebido da minha presença para embarcar mas eu estava a uns parcos 3 ou 4 metros da porta do comboio quando o mesmo fechou as portas e ainda se manteve imóvel para uns 20 ou 30 segundos depois, arrancar e me deixar numa inimaginável e incrédula situação. Ainda estive a carregar repetidamente num botão que "parece" dar para abrir as portas. Relembro como se fosse hoje que tinha passado por um senhor de colete verde (empregado do bar do comboio). Sinceramente senti que houve alguma prepotência em vez de haver aquilo que qualquer cliente espera e deseja por parte de uma empresa a quem paga e na maior parte das vezes é mal servido.

Recordemos:

Neste verão estive, na estação, à espera de voltar para Faro (num Intercidades) e a ouvir repetidamente a doce voz de uma funcionária a comunicar o atraso com que o comboio iria partir. Parecia um filme do Mr. Bean, pois de 5 minutos passava a 10, de 10 passava a15, de 15 passava a 20, de 20 passava a 30, de 30 passava a 40 e depois der eu ter ingerido o segundo Xanax para evitar morder nalgum funcionário, que não fosse culpado, finalmente e ao cabo de 60 e tal minutos o milagre aconteceu. O comboio arrancou.

Mas... como uma desgraça nunca vem só, a minha carruagem, de 1ª classe, não tinha o ar condicionado a funcionar. E como não há duas sem três nesse dia resolvi nem vir fumar à porta do comboio, nas paragens nas estações, com medo de cair na linha e ser trucidado. Mas a 3ª desgraça estava mesmo para acontecer e na minha carruagem viajavam umas raparigas, daquelas a quem o Sr. Manuel Moura dos Santos (do programa Ídolos da Sic) chamaria de "azeiteiras", que durante grande parte da viagem afectaram as minhas meninges (membranas que protegem o cérebro) cantando desafinadamente melodiosas canções numa ímpar gritaria. Aproveito aqui para louvar a intervenção do sr. revisor que, com cara de quem gostava de lhes aviar umas valentes lambadas no focinho, conseguiu ter a calma de apenas as mandar calar alegando que estavam a incomodar os outros clientes.

Na última viagem que fiz, no passado dia 23 de setembro de 2010, tendo chegado à estação de partida (Faro) com 30 minutos de antecedência, não fosse o diabo tecê-las, curiosamente o tal Alfa pendular que no dia da minha reclamação, dizem com precisão britânica, que partiu com 1 minuto de atraso, acabou por sair de Faro cerca das 07.15h, ou seja, com 20 minutos de atraso por estar a aguardar o comboio que vinha de Vila Real de Santo António (favor consultar vossos registos). Mas como uma desgraça nunca vem só... nesse dia em que até saí em Pinhal Novo, (onde deveria ter chegado cerca das 09.23h) perdi a ligação do comboio Fertagus para o Pragal às 10,11h. Não perdi por causa dos 20 minutos de atraso na partida, perdi sim porque, antes de chegar ao Pinhal Novo, este veloz comboio Alfa-Pendular andou durante cerca de 30 minutos a 20 km/hora, conforme verifiquei no display colocado sobre as portas das carruagens.

Ciente de que a minha reclamação não serviu de nada nem a de outros lesados servirá, pergunto: - Porque será que a Ryanair não voa para Lisboa?... - Porque será que a Eva Transportes cumpre o horário?

Sou forçado a concluir que viajando na CP nunca se sabe a que horas se parte nem a que horas se chega, o que se traduz numa total insegurança para quem tem a preocupação de cumprir os seus compromissos.

Faço votos para que com o IVA a 23% o Estado Português consiga ganhar dinheiro para comprar a vossa empresa e à semelhança do Sr. Engº Sócrates, consiga cumprir o que promete. Perdoem-me a ironia à qual penso ter direito depois de perder tanto tempo a escrever-vos, sabendo de antemão que tudo ficará em águas-de-bacalhau (peixe habitualmente pescado na Gronelândia e que faz parte da nossa dieta Lusitana).

Sem mais, agradeço antecipadamente a atenção que decerto dispensarão a este assunto.

Melhores cumprimentos


Leia já o último "Artigo de Opinião"

"Adopte um cão... e deixe-se de merdas..."