Sócrates... agora sim... e sem pulseira

05-09-2015 00:02

Sócrates… agora sim… e sem pulseira…

Hoje na hora do jantar…  fui subitamente atingido à traição pela estupefacção com a bombástica notícia… atingido no parietal direito, lado do qual estava a televisão da minha cozinha.

José Sócrates foi solto. Antes solto do que de “soltura” pensei eu…  porque um ex-primeiro ministro de diarreia… não é uma imagem nada bonita de se ver. Imagine-se o homem coitado… a esvair-se em merda… agarrado à embalagem do Imodium… e no ar um cheiro azedo e nauseabundo, fazendo lembrar um rato morto na valeta de uma qualquer estrada…  junto à entrada de uma sarjeta.

Eis que subitamente o homem me aparece no écran… a ser levado num carrinho “mixuruca”, igual ao de um pobre qualquer… e com uma t-shirt toda amarfanhada e sovada na gola. Eu que não sou de me impressionar, ainda peguei na faca do pão para cortar os pulsos, mas depois lembrei-me que há tanta lista de espera nos hospitais que ainda me arriscava a ficar umas horas nas urgências do hospital com uma “pulseira”… e se o Sócrates não tem pulseira eu também não quero… porque eu não roubei nada a ninguém.

Depois em vez de entrar numa mansão vistosa… entra-me na porta de um prédio, porta triste… de alumínio… nem sequer anodizado em tons de branco…verde… ou castanho como as portas da classe média. À porta… nem um arbusto, uma relva ou um canteiro de flores, nem que fossem de plástico. Juro por Deus que me custou e fui acometido de súbito pela tristeza… de tanta precariedade…

E nem sequer uma pulseira? Nem que fosse uma daquelas da "Pandora"... de prata ou de ouro de 14 quilates... ouro de pobre! Sim.. porque no tempo do fascismo o nosso ouro era de 24 quilates...

É este o homem que acusam veementemente de se ter apossado indevidamente de umas dezenas de milhões de euros? Nahhhh… não acredito. Só se foi sem querer. Sim porque às vezes caga-nos uma gaivota no ombro e não quer dizer que a coisa tenha sido combinada. Até porque parece que as gaivotas só se deixam corromper quando lhes dão peixe… sardinhas! E a quota de apanha da sardinha já foi ultrapassada conforme se tem visto nos elucidativos “Tele-Jornais” da hora do almoço e do jantar. A não ser que se lhes dê uma posta de salmão de “aviário”... salmão daquele que caga e mija dentro dos tanques onde é criado.

E eu que não sou insensível a estas injustiças de prender logo as pessoas só porque há gravações e filmagens que provam a culpa… mas que como obtidas sem a autorização de um juíz, não podem servir como prova… pus-me a tentar entender…

Será que o soltaram hoje para ele poder ir ao “Festival F” em Faro ver o Diogo Piçarra cantar? Será que foi para poder ver o jogo da selecção contra a França? Ou será que foi mesmo porque já estavam fartos de o aturar a jurar inocência... apoiado por aquele advogado... com ar sebento... que mais parece um taberneiro dos anos 70?

Que injustiça… diz-se por aí…

O Ricardo Salgado deixou montes de gente na miséria e está solto… O Duarte Lima parece que limpou o sebo à amante de um milionário para ficar com uns milhões e está solto… O gajo do BPP… O gajo do BPN…  Até o Paulo Portas… com a cena dos submarinos… apesar de ter a atenuante de que o povo acredita que ele só os comprou… porque na aquisição de cada um… lhe ofereceram um marinheiro…

Está tudo solto… mais solto do que o fim da tripa do Castelo Branco que ao que parece já nem dá peidos… deixa-os cair…

Amanhã vou colar fita-cola nos écrans das minhas televisões, como se fazia nos vidros das janelas durante a Segunda Guerra Mundial para não estilhaçarem durante os bombardeamentos. É que amanhã… sei que vou ser bombardeado com tanta mentira… que tenho medo que o nariz do “Pinóquio” me saia pela televisão a fora…

Vou mas é tomar um Xanax para ver se hoje consigo dormir sem ter pena do Sócrates. Sim… porque dele é que eu tenho pena. … não é daquela criança síria que morreu numa praia… e que eu não conheço de lado nenhum… 

Leia já o último "Artigo de Opinião"

"Adopte um cão... e deixe-se de merdas..."